Educação

Escada quer mais CULTURA E EDUCAÇÃO

Sistema Municipal de CulturaSIMCULTURA – O reconhecimento de que a cultura é a maior riqueza de um povo é o primeiro avanço da nova forma de governar em diálogo permanente com a sociedade. Para valorizar, incentivar e apoiar as tradições, as festas populares, as práticas artesanais, o conhecimento popular, as danças, artes, folclore e artistas da terra, além de proteger e divulgar o acervo histórico, artístico, literário, arquitetônico e cultural de Escada, será criado o SIMCULTURA, em moldes semelhantes ao Sistema Estadual de Cultura.

Para financiar as atividades e projetos realizadas ou apoiadas pelo sistema, será valorizado o Fundo Municipal de Cultura, que captará recursos junto aos entes governamentais e pessoas físicas e jurídicas a nível nacional e internacional. Passaremos a uma fase que vai bem além do discurso de valorização da Cultura. Vamos ao tempo do resgate de nossas tradições e financiamento para que essa cultura se torne um grande atrativo turístico e gerador de emprego, renda, dignidade e orgulho ao povo escadense.

Sistema Municipal de Educação – A educação em um município não pode ser tratada apenas como uma relação de alunos com professores, ou uma secretaria e suas escolas. Professor, aluno, secretaria, coordenações, técnicos e profissionais de apoio, comunidade, material escolar, meios tecnológicos, merenda, transporte, escolas, tudo deve estar integrado para que a educação cumpra o seu papel social.

Nesse formato, onde todos os elementos estarão se relacionando e interagindo de forma sistêmica, a qualidade da aprendizagem será a grande meta, assim trabalhada:

a. Plano Municipal de Educação:

Deve haver uma busca constante pela relação numérica adequada de professores e alunos, por uma carga horária ideal e por boas condições materiais em cada estabelecimento. Escada criará, como medidas de médio prazo, os Planos Decenais, para acompanhar e avaliar o ensino. Esse princípio vem do Plano Nacional de Educação, que estabelece o dever de estados e municípios desenvolverem, envolvendo a sociedade civil de forma participativa (pais, alunos e funcionários inclusive) e representantes da educação, planos compatíveis com as metas nacionais. Para isso serão definidos:

1)   Melhorias necessárias - Medida que diz respeito à infraestrutura, com diagnóstico dos problemas e indicação de soluções específicas, sempre se perguntando: “O que falta nas escolas?”;

2)   Modelo de gestão – Necessário à criação de um modelo de gestão articulado entre as escolas e a secretaria, para que não ocorram desperdícios e mal-entendidos, como livros distribuídos que ficam parados nas escolas quando estas não sabem que destino dar a eles;

3)   Mobilização de educadores – Aqui entram os professores. É preciso criar uma proposta consistente, que garanta uma Educação de qualidade para os alunos e a sociedade, com professores estimulados a produzir;

4)   Participação da Comunidade – O espaço escolar deve ser apropriado pela comunidade, a qual deve se integrar, enriquecendo os processos culturais e da relação ensino-aprendizagem.

b. Educação Infantil:

Cumprindo a determinação contida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Escada oferecerá a Educação Infantil em creches ou entidades equivalentes para crianças de até 3 anos de idade, e também em pré-escolas, para crianças de 4 a 5 anos, mantendo um padrão aceitável de qualidade em unidades suficientes para a demanda do Município. Em complemento à rede oficial, o Município reeditará, com os ajustes necessários, o exitoso programa Criança Futuro. Nossa meta é 100% das crianças na escola.

c. Ensino Fundamental:

O Município, em colaboração com o Estado, terá como prioridade o Ensino Fundamental para toda a população, incluindo os cidadãos que não tiveram acesso na idade adequada. Esse segundo estágio da Educação Básica deve assegurar ao estudante o desenvolvimento da capacidade de aprender, por meio das noções plenas da escrita, leitura e do cálculo. Escada passa a ter como  meta o dever de matricular todos os alunos em fase de Ensino Fundamental em escolas, preferencialmente nas próximas às residências dos alunos, seja elas na área urbana ou rural. Um desafio que Lucrécio e Lailton esperam vencer com o apoio de todos os escadenses.

d. Educação de Jovens e Adultos:

Escada tem uma grande dívida com jovens e adultos que não tiveram antes, por motivos diversos, acesso à escola, ou tiveram que interromper os estudos. A oferta de vagas para esses cidadãos virá acompanhada de condições adequadas para a permanência na escola, visto que muitos têm o trabalho como prioridade, são donas de casa e até idosos. Paralelamente ao EJA, serão promovidas ações para a qualificação profissional, empreendedorismo social, economia doméstica, inclusão digital e planejamento familiar.

e. Educação Especial:

Mesmo sendo norma que os alunos com necessidades especiais devem ser matriculados em escolas regulares, e em todos os estágios da Educação Básica. Escada propiciará a esses alunos, além do atendimento fornecido a todas às crianças, ambiente inclusivo e atendimento especializado que atenda as suas necessidades especiais, pois não basta dizer que está incluindo formalmente, é necessário que se vá além e seja assegurado o atendimento específico para cada situação.

f. Altas Habilidades:

Escada tem histórico de crianças e jovens com altas habilidades, mas tem desperdiçado essas mentes brilhantes pela falta de capacidade de dar o acompanhamento especializado que merecem e precisam. Para acabar com essa lacuna será criado um grupo multidisciplinar para acompanhamento e apoio ao desenvolvimento das altas habilidades desses escadenses.

g. Transporte, Fardamento e Material Didático:

Todo aluno regularmente matriculado na rede pública municipal de Escada terá direito a material didático-escolar (que inclui material de estudo, material recreativo e uniformes completos), transporte para ir à escola e para voltar dela, alimentação, assistência psicopedagógica e à saúde.

h. Captação de Novos Alunos e Combate à Evasão:

Ao mesmo tempo que Escada trabalhará para erradicar o analfabetismo e as distorções série/idade, combatendo a evasão escolar através dos programas sociais e da participação das comunidades, identificará e levará a escola todas as pessoas em idade escolar e os jovens e adultos que ainda não conseguiram completar o ensino fundamental. Esse será um esforço de toda a cidade, que para isso será mobilizada.

i.    Reestruturação do Ambiente Escolar:

Para garantir a qualidade total no processo escolar, haverá um programa de certificação das unidades escolares. Não adianta colocarmos as crianças na escola sem as condições apropriadas. As escolas precisam de um modelo de escolas públicas municipais com laboratório de ciências, informática, quadra poliesportiva/espaço para atividades físicas e de recreação, biblioteca, refeitório e salas de aula bem equipadas. No primeiro ano do Governo Lucrécio uma escola será totalmente requalificada, sendo o modelo a ser replicado nas demais, cada qual com sua especificação e particularidade.

j. Supervisão:

Todas as ações que forem implantadas no sistema municipal de educação serão precedidas de autorização, credenciamento e supervisão especializada.  Esses procedimentos garantirão um padrão mínimo de qualidade na educação em todos os seus componentes.

Valorização do Professor – A valorização do profissional da educação se baseará em quatro aspectos: qualificação e atualização profissional permanente; carreira promissora; e premiação pelo desempenho e qualidade. Nessa nova realidade, que é processual e deve ser perseguida como meta a atingir, a participação de toda a comunidade escolar e de toda a sociedade é imprescindível. Os parâmetros serão construídos após uma ampla discussão com os profissionais da educação, representação de classe, setor de planejamento estratégico do município e sociedade, de forma participativa, responsável e transparente.

Escola Aberta e Participativa – A nova Escola de Escada deve nascer voltada a romper a velha rigidez organizativa e seu isolamento. As novas práticas pedagógicas e a gestão participativa precisam transformar a escola em uma comunidade de aprendizagem, conectando-a à comunidade e às redes sociais, socializando-se com o espaço urbano em que está inserida para que a frente possamos pensar numa cidade educadora. Com esse perfil a comunidade passa a ver a escola como um espaço seu, passa a utilizá-la como instrumento de transformação social, preservando-a. É essa a cara da escola que queremos.

Educação Integral – De forma progressiva e planejada, as escolas serão preparadas para o ensino integral. Nesse processo, será criada uma escola modelo para replicação de procedimentos em todo o sistema. A escola integral se preocupará com a formação do aluno cidadão. Em sua formatação estarão a grade curricular, a ser explorada em um dos períodos e uma grade extracurricular para o outro período.

Assim, durante todo o dia, o aluno ou estará em sala de aula, ou em atividades físicas, de recreação e culturais, de reforço escolar, do estudo da música, dança, artes marciais, informática, línguas, sustentabilidade e de cidadania.

Escolas Rurais – Uma meta a ser perseguida na nova escala de escada é a extinção das turmas multiseriadas. Para isso haverá um grande esforço de relocação de profissionais e de reestruturação das escolas do ambiente rural, que precisarão atingir os mesmos padrões de qualidade, que as escolas do ambiente urbano, garantindo o acesso digno à educação nas comunidades, sempre e onde houver a demanda.

Qualificação para o Trabalho – Apesar do ensino técnico ser da competência da esfera estadual de poder, o Município de Escada terá espaços nos ambientes escolares para a qualificação para o trabalho, através de cursos profissionalizantes de curta duração, de acordo com as demandas de mercado e em parcerias com o SENAI, SEST, SENAC, SESI, SEBRAE, STQE e outros organismos públicos e privados. Assim o Escada estará dando sua contribuição para que o jovem consiga se inserir no cada vez mais competitivo mercado de trabalho.

Apoio à Competitividade – As melhores e mais bem remuneradas vagas de emprego e mesmo as vagas para as melhores universidades e centros tecnológicos e escolas são hoje disputadas através de testes, provas e concursos públicos. Pensando nisso Escada irá oferecer, gratuitamente, vagas em cursinhos preparatórios para concursos públicos. Além disso, oferecerá bolsas de estudo para cursos preparatórios para vagas específicas e de menor demanda, com critérios a serem estabelecidos pelo Conselho Municipal de Educação.

Diálogo de Saberes – Será valorizado e estabelecido o diálogo constante entre o saber científico e o popular, criando incentivos para que todos os estudantes universitários e de nível técnico realizem atividades de extensão buscando concretizar a função social da educação nesses níveis.

O funcionamento será bem simples: o estudante que, voluntariamente, se integrar às atividades da gestão pública relacionadas a sua área de atuação, sob supervisão de profissional de cada área, receberá os créditos para o seu estágio profissional obrigatório ou atividades extracurriculares, conforme o caso, além de receber uma bolsa, cujo valor auxiliará em suas despesas de transporte, alimentação e materiais de estudo.

Para os estabelecimentos de critérios haverá entendimento amplo entre o Sistema Municipal de Educação e as entidades representativas dos estudantes, com participação aberta à sociedade.

Jogos do Conhecimento – Serão realizados anualmente os jogos do conhecimento entre as unidades escolares municipais, selecionando estudantes que participarão das olimpíadas estaduais, nacionais e quiçá internacionais do conhecimento, tais como a olimpíada de matemática, física e da língua portuguesa. Os melhores alunos em cada área, a título de apoio e incentivo, receberão bolsas de estudo em dinheiro. Dessa forma haverá um ganho na competitividade sadia e um crescimento geral do nível de aprendizagem, devendo todos os estudantes ser estimulados a participar.

Casa dos Estudantes Escadenses – Escada terá um espaço em Recife, a exemplo do que já fazem muitos municípios que se preocupam com seu cidadão, para alojar os estudantes que assim necessitem. Além dos alojamentos masculino e feminino com banheiros, esse espaço terá sala de estudos e reuniões, biblioteca, sala de vídeo/TV, acesso à internet, cantina e lavanderia. Os critérios para acesso às vagas serão estabelecidos em diálogos com a sociedade, priorizando-se os menores níveis de renda familiar, o rendimento escolar e o comportamento pessoal e social.

Campus UPE – O Município buscará junto ao Governo do Estado a instalação de um Campus da UPE em Escada, vocacionado às tecnologias da comunicação e tecnologias relacionadas às energias limpas. Com isso Escada passará a constituir um importante polo do conhecimento e da economia verde cada vez mais importante no mundo. Mais um fundamental passo para emancipação cultural, social, econômica e tecnológica de Escada.

Biblioteca Municipal – A Biblioteca Municipal será valorizada como centro cultural e do conhecimento, sendo ampliada em suas instalações e acervo, que será disponibilizado em versão digital a todo o público. Com esse investimento a população, especialmente os alunos terão acesso facilitado a livros, jornais e periódicos.

8 thoughts on “Educação

  1. Marcia 21 de junho de 2012 às 4:49 am Reply

    isso e uma ação revolucionária na educação de Escada, onde infelizmente o prefeito atual em duas gestões nunca se preocupou de verdade, a não ser pegando carona com o porto de suape, parabéns por essa iniciativa.

  2. Carlos Teixeira 2 de julho de 2012 às 12:01 am Reply

    Minha filha , vc parou para ler isso ai , isso ai ta mais do mesmo, reveja os ítens 3 e 4; 2 e 6- Ensino Profissional- 1 e 2 -formação, onde os encontros seriam para capacitar- erros de concordância, e gramaticais, sem falar na grande repetição de metas similares.

    Respeitem o povo!

    • Claudio 9 de julho de 2012 às 11:13 am Reply

      Tanto ela quanto você pararam para ler. Tanto é que você está comentando. Ou é vidente?
      Vai pra lá babão, reconhece a qualidade desse trabalho construído ouvindo as pessoas, diferente de tudo que já foi feito em Escada. Do pouquíssimo que já foi feito.

  3. Marcia 6 de julho de 2012 às 4:40 am Reply

    contratar mais psicólogos para acompanhar, não só o aluno, mais também os professores principalmente devido a pressão que tem sofrido, nas maõs desse gestor que aí está, através da grande maioria de diretores de cargos comissionados, pelo os mesmos terem medo de perder o referido cargo que ocupam.

  4. Claudio 9 de julho de 2012 às 11:11 am Reply

    Gostei desse Carlos Teixeira. Será que é Carlos mesmo?
    Caro Carlos Teixeira (como se apresentou), será que é mais do mesmo? Ou é muito mais do que já foi feito? Aliás o que é que tem sido feito pela educação do escadense?
    Parabens Lucrécio e Lailton, muito bom o Plano.

  5. o povo 2 de agosto de 2012 às 7:18 pm Reply

    TEIXEIRA, porque não mostra as proposta para a educação,
    do seu candidato?

  6. João Carlos 19 de agosto de 2012 às 4:27 pm Reply

    E o outro tem proposta é? eu nem sabia! achei que a proposta seria somente ganhar a eleição!
    Parabéns Lucrécio e Lailton pelo plano de governo. É o caminho da mudança.

  7. brandoly 11 de setembro de 2012 às 5:10 pm Reply

    Muito interessante as propostas apresentadas…
    Pena que não tem nada sobre incentivo aos alunos que estudam fora de Escada como reza a Lei Orgânica do Município. O atual prefeito deu as costas para os estudantes universitários, queira Deus que seja diferente com Lucrécio.
    Vale a pena dar esse voto de confiança!!!!!!!!!!
    40!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: