+ Participação

Escada quer mais ARTICULAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE

Participação e Articulação Comunitária Cidadã – Para valorizar a participação do cidadão e otimizar a qualidade dos serviços públicos prestados, o Município será dividido em Regiões Administrativas, cujas gestões locais serão acompanhadas diretamente por Conselhos Comunitários, que em cada localidade interferirão diretamente nas questões de seu interesse. Os Conselhos Comunitários exercerão duplo papel, participando da gestão com suas contribuições em sugestões, demandas e críticas e exercendo o controle social ao fiscalizar o cumprimento das políticas públicas. Será construída a Casa dos Conselhos, um espaço público com estrutura para reuniões, encontros, conferências e debates, além do apoio de corpo técnico necessário à efetiva atuação dos Conselhos em Escada.

Articulação com as Comunidades Religiosas – A sociedade dos dias atuais sofre graves prejuízos com os efeitos da desestruturação das famílias, o que é facilmente notado pelo crescente uso de drogas como o crak, cocaína maconha e álcool, que potencializam a violência e a desordem e facilitam o encontro cada vez mais cedo da criança e do adolescente com o mundo da prostituição e do crime. Notadamente as religiões serão parceiras de primeira hora na identificação e implementação de políticas públicas de fortalecimento da família e dos valores morais para uma sociedade escadense mais justa e próspera.

Articulação Regional e com o Governo Estadual e Federal – Reafirmando-se e passando a cumprir o papel de pólo regional de desenvolvimento e serviços, o Município de Escada precisa ser o grande articulador político das políticas públicas da região. Para tal, além de sua reestruturação administrativo-funcional, precisa manter permanente e estreito contato com o Governo Estadual e Federal. Necessário se faz também atuar mais decisivamente enquanto Município do Pólo de Desenvolvimento de SUAPE, fazendo o link com o seu Distrito Industrial para gerar emprego e renda no em Escada. Com essa postura o Município almeja passar do status de cidade dormitório para cidade empregadora de mão de obra e geradora de riquezas e desenvolvimento com qualidade de vida. Dentre essas articulações está a busca pela inclusão de Escada na Região Metropolitana do Recife, no projeto do então Deputado Lucrécio, hoje reforçado por projeto do Deputado Everaldo Cabral e que trará grandes vantagens competitivas ao Município em diversas áreas.

Articulação Intra-governamental – As políticas públicas das diversas secretarias municipais devem, sempre que possível, ser integradas e atender ao princípio da complementaridade. Com essa postura proativa, espera-se o fim de lacunas entre um e outro serviço ou política pública em Escada. Haverá então metas específicas de cada secretaria, metas comuns a várias secretarias e metas do município, onde todas as secretarias atuarão de forma articulada potencializando os resultados.

Articulação com as entidades de Classe e Movimentos Sociais – Numa cidade que tem enorme potencial para o desenvolvimento, imprescindível que a Gestão tenha capacidade para dialogar com as representações de classe e movimentos sociais, criando um fórum de debates permanentes voltado para o desenvolvimento e a resolução dos problemas do município. Todos os sindicatos, associações e movimentos sociais serão convocados a este desafio.

Articulação Legislativa – A Gestão Pelo Bem de Escada buscará a permanente parceria com o Poder Legislativo em todos os níveis, especialmente com a Câmara Municipal, para que haja o aperfeiçoamento dos projetos de interesse do povo de Escada. Os parlamentares serão convidados a contribuir com a gestão, participando ativamente da construção das políticas públicas e apoiando de forma decisiva a atuação dos Conselhos Municipais e Comunitários.

One thought on “+ Participação

  1. Nilda 24 de setembro de 2012 às 11:28 am Reply

    Pelo bem de escada, vamos mudar esta gestão e fazermos juntos uma Escada melhor, mais hospitais e melhoras no nosso hospital Regional, que está uma decadência, vamos juntos com 40+40+40+40.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: